Douro DOC
Douro Superior
Álcool: 14% Vol.; Acidez Total: 4,9g/L ác. Tartárico; Acidez Volátil: 0,47g/L ác. Acético; pH: 3,83 e Extracto Seco: 29,2 g/L.
2460 garrafas de 75cl; 100 Magnuns (1,5L).
Vinha velha única. De baixa produção, e unicamente com diversas castas autóctones do Douro, com predominância em Touriga Nacional (50%); Touriga Franca (40%) e Sousão (10%). Exposição Sul.
A vindima decorreu em condições atmosféricas ideais, na 2ª semana de Setembro. As uvas foram devidamente selecionadas, desengaçadas e parcialmente esmagadas (com pisa a pé em lagar) realizando- se posteriormente o processo fermentativo em cuba de inox ao longo de 15 dias, concluído com 8 dias de maceração. Seguiu-se a fermentação maloláctica e estágio em barricas novas de Carvalho Françês ao longo de 22 meses.
Cor Rubi carregada. Extremamente perfumado, com aroma concentrado de frutos silvestres, bosque, com elegantes notas especiadas de pimenta rosa. Na boca é envolvente com boa frescura no palato, de fruta evidente com grande complexidade. Taninos firmes mas suaves, termina longo e persistente. Um vinho promissor de grande longevidade. Sugestão de serviço entre 16oC a 18oC com decantação prévia.
